quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Naturopatia - Por Raquel Mengate



A Naturopatia é uma terapia holística, aborda o corpo, mente e espírito do indivíduo.

Seus métodos incluem prática corporal (massagens, exercícios físicos, geoterapia (argila) , fitoterapia (ervas medicinais); mental (meditação, respiração, visualização); espiritual (energização dos chakras através de cores, pedras, cristais); alimentação, e no caso de naturopatas com a devida qualificação, acupuntura , florais, entre outros.

O naturopata entende que o indivíduo interage com o que está a sua volta, e também com o que está dentro dele. Possui a noção de que os distúrbios normalmente ocorrem por um conjunto de atitudes internas e externas que a pessoa toma perante a vida, aos outros e a si próprio. Age procurando fornecer suporte a autocura do indivíduo.
Trata com muito sucesso distúrbios diversos incluindo dores corporais, enxaquecas, ansiedade, estresse, certos problemas de pele, e acelera recuperação de traumatismo e contusões. É excelente para gestantes, e atenua ou elimina causas de distúrbios orgânicos como gota, pressão alta, prisão de ventre, diabetes, colesterol alto, entre outros.
As pessoas também podem procurar a naturopatia para fins estéticos. Para isso, o naturopata utilizará técnicas específicas no combate à flacidez, celulite, varizes, e na regeneração das células do rosto e corpo, com atuação incisiva na modelagem do corpo. Seus tratamentos incluem aplicações de extratos vegetais, óleos, ventosas, massagens, além de orientação nutricional e exercícios aeróbicos e localizados.
Para quem faz algum tipo de tratamento médico convencional, a naturopatia atua como coadjuvante, não estando em conflito com nenhum tipo de prescrição ou tratamento médico.

Nenhum comentário: